Autor Tópico: A NOSSA AFILHADA JUDITE  (Lida 13869 vezes)

Offline BARCAS

• Moderador
  • *
  • Modelo: BMW R 1200 RT
  • Localidade: Charneca da Caparica
A NOSSA AFILHADA JUDITE
« em: 23 Dez | 2009 | 16:29 »
Passado algum tempo de ter iniciado a minha participação nos eventos do MSP falei com alguns membros sobre a possibilidade do fórum efectuar o apadrinhamento de uma criança em Moçambique. O tempo foi passando e acho que chegou a hora de vos propor a todos que apadrinhemos a Judite cuja ficha está neste tópico.

Foi em 2006 que tomei conhecimento da existência da Associação HELPO.
Resolvi pedir mais informações sobre a mesma e por grande coincidência quando recebi a ficha do meu primeiro afilhado dava ao mesmo tempo no Telejornal uma reportagem sobre um padrinho que tinha visitado o afilhado em Moçambique. Não há coincidências. Passados 3 meses era eu que ia a caminho de Moçambique para conhecer o "meu" menino. Foi sem duvida a maior experiência da minha vida.

Vi muita coisa que é difícil pôr por escrito.

A Helpo tem como principal objectivo proporcionar o acesso à Educação a todos os meninos das Comunidades onde opera.

Cada comunidade tem as suas próprias carências e nenhuma é igual. Quando a Helpo decide apoiar uma Comunidade procura em primeiro lugar proporcionar as melhores condições para as crianças frequentarem a escola, caso a escola ainda seja (em quase todas é) feita de material local procura construir uma escola em cimento. Outra das prioridades é que a comunidade tenha na aldeia acesso a àgua. Em muitos casos é necessário percorrer muitos Km's para cada lado para obter àgua e na maioria dos casos a família retira os filhos da escola para que estes façam esta tarefa. Assim a Helpo procura que em cada aldeia exista um poço para que o abandono escolar diminua.

Em alguns casos a terra já está tão saturada que a produção agrícola é muito diminuta e em anos de seca ainda pior. Nessas aldeias a Helpo procura fazer hortas comunitárias com a ajuda de Agrónomos fornecidos por si de forma a conseguir obter o melhor proveito possível da terra. São feitas também cooperativas agrícolas, armazéns para as colheitas e materiais agrícolas.

Existem outros casos em que a aldeia é próxima do mar, assim a Helpo procura construir barcos comunitários em que existem escalas de forma a que todos possam ir à pesca.

Existem muitas mais ajudas proporcionadas pela Helpo como construção de bibliotecas, cursos de higiene, cursos para manutenção da qualidade da água dos poços, assistência médica e evacuação em caso de doença grave, distribuição de redes mosquiteiras, sabão, kits escolares, roupa, brinquedos e muito muito mais.

O apadrinhamento que proponho tem um custo mensal de 21€ que a dividir por todos nós é um valor que considero irrisório. Basta que alguns de nós dêem por mês um valor correspondente a uma café para que esta menina tenha um futuro bem melhor do que aquele que lhe está destinado fruto das condições em que vive.

Para contribuírem foi criada uma conta especifica de forma a que seja tudo feito com a maior transparência.

Conta 0380 00200016257
IBAN PT50 0018 0380 0020 0016 2573 8

NOTA: a todos os que contribuirem enviem-me a vossa morada por PM

No entanto gostaria de deixar claro e espero que não levem a mal as palavras seguintes mas é importante:

- quem quiser pode sem qualquer problema ter acesso ao extracto desta conta a partir de hoje

- vamos receber duas cartas anuais da criança, uma no Natal e outra na Páscoa, juntamente com fotos actualizadas da menina

- não existe dinheiro fisico, o dinheiro do apadrinhamento é transformado em bens essenciais ou em infraestrutura (máximo de 30%)

- a Helpo tem escritórios de representação nas principais cidades com equipas, depois em cada comunidade / aldeia tem sempre um membro que serve de elo de ligação. Todas as comunidades / aldeias recebem no minimo uma visita semanal dos responsaveis dos escritórios e suas equipas.

A HELPO

http://www.helpo.pt/

A MINHA VIAGEM A MOÇAMBIQUE

http://picasaweb.google.pt/nunobarquinha/Mocambique#

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=638378