Autor Tópico: Como conduzir em grupo  (Lida 4383 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cmltorres

  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 2876
  • Sexo: Masculino
  • No MSP desde Julho de 2007
  • Modelo: Suzuki Burgman 650 Executive
  • Localidade: Almada
Como conduzir em grupo
« em: 13 Out | 2009 | 11:17 »
Para que tudo corra bem, basta seguir algumas regras muito simples, e que o  MSP adoptou desde há muito como suas nos seus inúmeros passeios.

-Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar na caravana, deverá mantê-lo sempre.

-Não devem haver ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

- A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.http://www.motoseguranca.com.br/dicas5_3.html

- É de evitar a circulação de motos emparelhadas.http://www.motoseguranca.com.br/dicas5_4.html

- Deverá ser mantida uma distância minima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distãncia suficinete para travagens.

- Manter sempre as distâncias homogéneas é imprescindivel.

- Sempre que se justificar haverá um Road Leader que seguirá na cabeça da caravana, e um Back Leader que a encerrará.http://www.motoseguranca.com.br/dicas5_1.html
http://www.motoseguranca.com.br/dicas5_2.html

- Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do Road Leader, tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

- Nestas manobras todos deverão ser lestos a ultrapassar o local, para que o trãnsito normal seja afectado o minimo possivel. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possivel.

- São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

- Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

- Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.http://www.motoseguranca.com.br/dicas5_5.html

-Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

- Após as paragens o Road Leader partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

- Sempre que o Road Leader abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Back Leader (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efectue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

- Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior, deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o Road Leader encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Os maxicompanheiros participantes assíduos dos passeios, orgulham-se de após muitos milhares de km efectuados em conjunto, nunca ter registado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter essa bandeira. ;)
 ?%#u
Casal Boss/ Casal 125/ Vespa 175 Sprint/ Suzuki GN 250/ Kawasaki EN500/ Intruder 800/ Virago 1100
Póin vi a luz...Suzuki Burgman 400/ Silver Wing 400/ Burgman 650 Executive cinza/Burgman 650 Executive preta/Burgman Executive cinza mate