Autor Tópico: O que sabemos afinal a respeito de pneus?  (Lida 2257 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mib

  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 5674
  • Sexo: Masculino
  • MSP desde sempre
  • Modelo: BMW C650GT - A Teutónica
  • Localidade: Tercena
O que sabemos afinal a respeito de pneus?
« em: 27 Fev | 2010 | 07:49 »
Pneus, todos nós os usamos, mas é notável quantas pessoas realmente sabem alguma coisa a seu respeito.

Os pneus modernos contêm cerca de 30 por cento de borracha natural, borracha sintética, resinas de petróleo, sílica, enxofre e carbono negro, tudo enfiado dentro de uma armadura de aço e kevlar.

Os pneus não são naturalmente negros, eles são cinzentos, mas o acréscimo de carbono negro não só torna o pneu preto, ele também retarda o processo de envelhecimento.

A sílica é abrasivo-resistente e dá força e durabilidade ao pneu, permitindo a utilização de compostos mais macios de borrachas para maior aderência. Os pneus muito macios têm um alto conteúdo de sílica para permitir à borracha ser super aderente. Um pneu de turismo, por exemplo, também tem um alto teor de sílica, mas usa um composto mais duro de borracha para dar-lhe uma vida mais longa.

O pneu também contém uma grande quantidade de informação. Se um pneu traseiro está marcado 180ZR55/17 isso significa que a distância de um flanco através da parede lateral do pneu para outro é 180 milímetros, enquanto que a altura da borda para o início do pneu é de 55 por cento desta distância, neste caso 99 milímetros .

A letra Z mostra a velocidade que pode atingir, que é mais de 240 kmh, o R significa que é um pneu radial, enquanto o número seguinte é o diâmetro do pneu, um aro de 17 polegadas.

Depois, há uma letra e um número de dois dígitos, por vezes, entre parêntesis. Este é o índice de carga, que mostra a carga máxima que o pneu pode suportar. Se ele é 73W, então isso significa que o pneu pode suportar até 270Km/h quando carregado com 356 kg de peso andando contínuamente durante uma hora. Se este número está entre parêntesis significa que pode suportar mais de 270 km/h quando carregado até por uma hora.

Em seguida é a data de fabrico do pneu num código de quatro dígitos. Lê-se semanas, depois ano do fabricante, por exemplo, 0409 significa um pneu feito na quarta semana de 2009.

Os pneus também vêm com indicadores de desgaste, o que nos dá uma indicação de como está o piso do pneu. Procure no rasto do pneu pequenos troço de borracha mais elevada - é o indicador de desgaste.

Fonte: Motorcycle Thailand